O Grupo de Jovens Especialistas

Para além da aplicação da metodologia Power Up / Power Down, também foi constituído um grupo de jovens especialistas com o objectivo de apoiarem, com o seu parecer, todas as acções que estão e venham a ser implementadas no âmbito do projecto.

Este grupo é constituído por jovens com idade compreendida entre os 18 e os 27 anos que tiveram alguma forma de contacto com o Tribunal por ter vivido num contexto familiar de violência doméstica.

Contando com a colaboração desses jovens que já frequentaram os nossos serviços (Centro de Atendimento Mulher e Casas de Abrigo), pretendemos contribuir com propostas para melhorar o sistema de justiça na sua relação com crianças e jovens em contextos de violência doméstica, nomeadamente as opiniões deles sobre o plano nacional que esta a ser debatido para implementação pelo fórum multisectorial e como assegurar uma melhor escuta da criança no sistema judicial e nas decisões legais que lhes afectam diretamente. Mais informações em breve.

Entretanto poderá também consultar um dos projectos que a SWA, na Escócia, criou neste âmbito – “Everyday Heroes” pode ser visitado em:

 

https://womensaid.scot/project/everyday-heroes/
https://everydayheroes.sps.ed.ac.uk/

E o projecto Yello! nos links abaixo:

https://blogs.ed.ac.uk/ijcc/2019/07/my-experience-of-being-part-of-yello-view-from-a-young-expert/
https://womensaid.scot/wp-content/uploads/2019/12/Yello-Response-to-Children-Scotland-Bill-call-for-views.pdf